Ibovespa cai 0,15% com mercado à espera da formação final da equipe ministerial de Lula

Dólar sobe 1,48% frente ao real, cotado a R$ 5,28 na compra e na venda
27 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (27) em queda com o mercado à espera da conclusão da equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os agentes financeiros também repercutem as recentes flexibilizações em medidas de controle da Covid-19 na China. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,15%, aos 108.578,20

Segundo analistas do mercado financeiro, as atenções no cenário doméstico ficaram voltadas para negociações envolvendo a senadora Simone Tebet (MDB-MS), de perfil mais ortodoxo na economia. Hoje ela aceitou o convite de Lula para chefiar o Ministério do Planejamento.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, afirmou ontem que Tebet é qualificada e que não haveria dificuldade em relação a seu nome para eventual indicação ao Planejamento.

Os investidores também acompanham com atenção as conversas do Ministério da Economia com o futuro governo Lula para prorrogar a isenção de PIS e Cofins sobre combustíveis por mais 30 dias. A isenção terminaria no final deste ano. Se a medida não for prorrogada, gasolina, diesel e gás de cozinha subiriam de preço a partir da posse de Lula.

No mercado externo, a China anunciou que vai parar de exigir quarentena para viajantes que chegarem ao país a partir de 8 de janeiro. Além disso, a gestão da Covid-19 também será rebaixada da categoria A para B – menos rigorosa. A notícia endossa expectativas otimistas para a reabertura econômica da China, o que acaba beneficiando commodities.

Nas negociações do dia, o dólar subiu 1,48% frente ao real, cotado a R$ 5,28 na compra e na venda.

Destaques do Ibovespa do dia

Entre as maiores altas do Ibovespa de hoje ficaram as ações da Gerdau (GGBR4) com ganhos de 4,87%; da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) com 4,61, seguida da Suzano  (SUZB3) com 2,86% e da Braskem (BRKM5) que saltou 2,75%.

No campo negativo do Ibovespa, os destaques ficaram por conta papéis da CVC (CVCB3) com 7,20%; da Via (VIIA3) com 7,06%, da Méliuz (CASH3) com 6,40% e do Pão de Açúcar (PCAR3) que caiu 6,32%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, em Nova York, o índices Dow Jones subiu 0,11% e o S&P 500 e Nasdaq caíram 0,41% e 1,38%, respectivamente.

Redação ICL Economia com informações das Agências 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.