Apoiado pela expectativa de pagamento de dividendos da Petrobras na próxima quinta-feira (25), o Ibovespa subiu 0,75% na sessão desta sexta-feira (19), aos 125.124 pontos, após uma semana conturbada. Na semana, o principal indicador da bolsa brasileira acumula queda de 0,65%.
Em dia fraco de divulgação de dados macroeconômicos, o cenário corporativo ajudou o desempenho do indicador.
Além da Petrobras, o destaque do dia foi a Petz (PETZ3), que confirmou a fusão com a Cobasi. Diante disso, os papéis da empresa avançaram mais de 50% durante o pregão.
A tensão no Oriente Médio também continua no radar dos agentes dos mercados. Os ataques de Israel ao Irã concentraram as atenções, com o compromisso dos dois lados de que não haverá escalada no conflito.
Também permanece no foco das atenções a política monetária norte-americana. As incertezas sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos e balanços corporativos, como o da Netflix, movimentaram o pregão em Wall Street hoje.
O dólar voltou ao nível abaixo dos R$ 5,20 em movimento de ajuste. A moeda norte-americana terminou o dia a R$ 5,1994, com baixa de 0,97% no mercado à vista. Nos últimos cinco pregões, a moeda norte-americana acumulou alta de 1,53%.
Destaques do Ibovespa
O grande destaque da semana foi a Petz (PETZ3), que avançou 31,15% no acumulado do período, após anúncio de fusão com a Cobasi.
Já a Petrobras (PETR3) encerrou a semana com alta de 6,00%, apoiada na expectativa de pagamento de 100% dos dividendos referentes ao quarto trimestre. Hoje, houve reunião do conselho de administração, mas não se sabe ainda se o assunto dividendos foi debatido.
Na ponta negativa da semana, a CVC (CVCB3) recuou pressionada pelo fortalecimento do dólar ao longo da semana, e encerrou a sexta-feira com queda acumulada de 14,29%.
Mercado externo
As bolsas de Nova York fecharam mistas, com as atenções concentradas no conflito do Oriente Médio. No campo corporativo, as ações da Netflix caíram mais de 9%, mesmo depois que os lucros trimestrais superaram os resultados financeiros esperados.
O S&P 500 caiu 0,88%, aos 4.967,23 pontos; o Dow Jones subiu 0,56%, aos 37.986,40 pontos; e o Nasdaq fechou com baixa de 2,05%, aos 15.282,01 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias