O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (18) em alta, após aprovação da urgência do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados e com a divulgação de dados de emprego pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,59%, aos 110.109 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores estão otimistas com a votação da proposta do novo arcabouço fiscal na semana que vem. Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para a tramitação do projeto que institui o novo arcabouço fiscal por 367 votos a favor e 102 contra.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que o texto será votado na semana que vem e os mercados seguem na expectativa. O projeto substitui a atual regra do teto de gastos, que limita o aumento dos gastos da União com base na inflação do ano anterior. (Veja os detalhes aqui).
Ainda no Brasil, o IBGE divulgou que a taxa de desemprego subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral.
No mercado externo, o destaque segue com a renegociação do teto da dívida norte-americana. O governo quer aumentar o teto para que consiga arcar com suas despesas.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,68% frente ao real, cotado a R$ 4,967 na compra e a R$ 4,968 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa do dia, as ações ordinárias da BRF (BRFS3) ganharam 11,48% e as da Minerva (BEEF3), 6,92%. As da Via (VIIA3) e do Magazine Luiza (MGLU3) subiram, respectivamente, 5,69% e 5,36%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,34%, 0,94% e 1,51%.
Redação ICL Economia com informações das Agências