O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (20) em alta, em meio à expectativa pelas decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,62%, a 112.517 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores se preparam para a decisão do Federal Reserve que deve subir sua taxa de juros amanhã em, pelo menos, 0,75 ponto percentual, com algumas chances de ajuste ainda mais agressivo, de 1 ponto completo. Amanhã, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, define também a nova taxa de juros brasileira, com a maioria dos economistas esperando manutenção dos atuais 13,75% ao ano.
No cenário local, repercutiu bastante hoje o apoio de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, à candidatura de Lula à Presidência da República. Uma eventual participação de Meirelles, um liberal, na pasta econômica do governo Lula, aliviaria temores sobre uma administração fiscalmente danosa ao longo dos próximos anos caso o petista vença as eleições.
Nas negociações do dia, o dólar comercial fechou em queda de 0,25% a R$ 5,152 na compra e R$ 5,153 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Mesmo com dia negativo no mercado externo, as ações de peso do Ibovespa como Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4;BBDC3) garantiram mais um fechamento positivo. O dia foi negativo para as commodities e as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) tiveram perdas na sessão de hoje.
Bolsas norte-americanas
Em Nova York as bolsas fecharam em baixa. O Dow Jones caiu 1,01%, aos 30.707 pontos; o S&P 500 recuou 1,12%, aos 3.856 pontos e a Nasdaq teve baixa de 0,95%, aos 11.425 pontos.
Redação ICL Economia com informações das Agências