O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (21) em alta, com investidores à espera pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC), sobre os rumos da Selic, taxa básica de juros. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,67%, aos 120.421 pontos, no maior patamar desde abril de 2022.
Segundo analistas do mercado financeiro, as expectativas são de que os juros permaneçam no mesmo patamar até agosto. No entanto, o principal foco de atenção dos investidores será o comunicado do Copom, que é divulgado logo após o fim da reunião.
No documento, o Comitê oferece uma perspectiva ao mercado de quais serão seus próximos passos em relação aos rumos da política monetária no país. As projeções da grande maioria dos bancos e outras instituições financeiras apontam para os juros começando a cair em agosto.
No exterior, o dia contou com poucos destaques na agenda econômica. O principal deles ficou com o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Para ele, novos aumentos de juros são “um bom palpite” sobre para onde o Fed caminha caso a economia norte-americana continue na atual direção.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 0,59%, cotado a R$ 4,767 na compra e a R$ 4,768 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
A Petrobras (PETR3;PETR4), mais uma vez, ajudou a puxar o Ibovespa, com suas ações ordinárias fechando com ganhos de 3,99% e suas preferenciais, com mais 4,19%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda de 0,30%, 0,52% e 1,21%.
Redação ICL Economia com informações das Agências