O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (17) em alta, com expectativas sobre a renegociação do teto da dívida nos Estados Unidos e investidores repercutindo a alta do minério e o noticiário político brasileiro. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 1,17%, aos 109.459 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, as atenções seguem voltadas ao andamento do novo arcabouço fiscal no Congresso Nacional. O mercado espera que a nova regra fiscal seja votado até a próxima semana, o que traz mais otimismo aos investidores.
Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados de vendas no varejo de março. O comércio varejista cresceu 0,8% naquele mês frente a fevereiro e subiu 1,2% no acumulado em 12 meses.
No mercado externo o destaque segue sendo a renegociação do teto da dívida norte-americana. Os democratas, do presidente Joe Biden, são a favor do aumento, enquanto parte dos republicanos se posiciona contrariamente.
Nas negociações do dia, o dólar caiu 0,17% frente ao real, cotado a R$ 4,93 e R$ 4,935 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações ordinárias da Vale (VALE3) subiram hoje 3,31%. Além da Vale, as varejistas e as aéreas também foram destaques no pregão do Ibovespa desta quarta. As ações preferenciais da Azul (AZUL4) subiram 14,89%, as ordinárias da Lojas Renner (LREN3), 9,66%, e as preferenciais da Gol (GOLL4), 9,02%.
Mercado externo
Em Nova York, o Dow Jones fechou com alta de 1,24%. S&P 500 e Nasdaq subiram, na sequência, 1,19% e 1,28%.
Redação ICL Economia com informações das Agências