Ibovespa sobe 1,70% após aprovação do novo arcabouço fiscal

Dólar cai 1,73% frente ao real, cotado a R$ 4,855 na compra e na venda
23 de agosto de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (23) em alta, mais uma vez acompanhando o otimismo do exterior e com os investidores repercutindo a aprovação do novo arcabouço fiscal no Brasil. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,70%, aos 118.135 pontos.

No mercado doméstico, a aprovação do texto final do novo arcabouço fiscal foi o principal destaque do pregão desta quarta. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e seguiu para votação no Senado Federal, onde o texto também foi aprovado, mas com algumas mudanças. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

No mercado externo, os investidores seguem aguardando  a divulgação do balanço corporativo do segundo trimestre da Nvidia, empresa de tecnologia bastante ligada à inteligência artificial. O mercado também espera a trajetória dos juros americanos, principalmente com a aproximação do Simpósio de Jackson Hole, evento onde as principais autoridades se reúnem para tratar sobre os rumos da maior economia do mundo.

Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 1,73% frente ao real, cotado a R$ 4,855 na compra e na venda.

Destaques do dia do Ibovespa

As  ações da Vale (VALE3) tiveram nova alta no pregão do Ibovespa de hoje e fecharam o dia com ganhos de 0,96%. Entre as empresas de commodities, o grande destaque fica para outra pra a Petrobras (PETR4). Tanto as ações preferenciais (sem direito a voto) quanto as ações ordinárias da empresa avançaram mais de 5%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,54%, 1,10% e 1,59%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.