O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (18) em alta, interrompendo uma sequência histórica de 13 quedas consecutivas. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,37%, aos 115.409 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores continuaram monitorando o rumo dos juros nos Estados Unidos, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) indicar que pode realizar novos aumentos nas taxas. Os investidores seguem também de olho na situação da China, que dá sinais de desaceleração econômica.
No mercado local, mais um dia sem grandes destaques na agenda econômica. Os investidores acompanham com cautela a definição de quando o novo arcabouço fiscal será votado na Câmara dos Deputados.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,27% frente ao real, cotado a R$ 4,967 na compra e a R$ 4,968 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre os destaques do dia do Ibovespa, a Magazine Luiza (MGLU3) teve alta de 6,38%. Lojas Renner (LREN3) avançou 1,46% e Petz (PETZ3) ganhou 3,91%.
Quem também ajudou a consolidar o primeiro pregão de ganhos de agosto do Ibovespa foi a Petrobras (PETR4), que oscilou ao longo do dia, mas terminou com alta de 0,25%. Já a Vale (VALE3) sofreu, com menos 1,11%, de olho na turbulência chinesa.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones subiu 0,07% e o S&P 500 e o Nasdaq caíram, respectivamente, 0,01% e 0,20%.
Redação ICL Economia com informações das Agências