Ibovespa sobe mais de 4% e supera os 106 mil pontos após dado do IPCA

Dólar tem forte queda frente ao real, cotado a R$ 5
11 de abril de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (11) em forte alta com os investidores repercutindo o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) abaixo do esperado pelo mercado. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 4,29%, aos 106.213 pontos.

Segundo analistas do setor financeiro, o mercado viveu hoje indicações de que a inflação começa a arrefecer no Brasil após a notícia de que o IPCA subiu 0,71% em março, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa do mercado era de alta de 0,77%.  Com o resultado, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,65% na janela de 12 meses. É o menor valor para 12 meses desde janeiro de 2021.

O grande destaque no mês foi o aumento da gasolina, que subiu 8,33% e teve impacto individual de 0,39 ponto percentual no índice. Trata-se de um efeito da reoneração dos combustíveis, determinada pelo governo federal no fim de fevereiro. O resultado do IPCA vem na sequência de um avanço de 0,84% em fevereiro — uma desaceleração, portanto.

No mercado externo, as atenções estão voltadas para dados da inflação nos Estados Unidos. Economistas apostam que o Federal Reserve continuará elevando os juros em sua próxima reunião de política monetária, no início de maio. Atualmente, os mercados futuros já precificam cerca de 70% de chance de o banco central norte-americano subir sua taxa básica em 0,25 ponto percentual.

Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve forte queda frente ao real, cotado a R$ 5.

Destaques do dia do Ibovespa

As ações da Vale (VALE3) subiram mais de 5% no pregão do Ibovespa de hoje, enquanto Petrobras (PETR3;PETR4) teve alta de 4,3% para as ações ON e de cerca de 4,5% para as PNs. Contudo, os grandes destaques ficaram para as aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4), que também se beneficiam com a queda do dólar, além das varejistas e construtoras, que ganham com a visão de queda dos juros.

Magazine Luiza (MGLU3) avançou quase 13% e MRV (MRVE3), cerca de 9%, enquanto as educacionais Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) dispararam mais de 10%. Apenas as ações da Minerva (BEEF3) caíram mais de 1%, enquanto as units da Taesa ([ativo=TAEE1]) fecharam em leve queda de 0,03%, sendo as duas únicas baixas do Ibovespa.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,29%, o S&P 500 ficou neutro e o Nasdaq caiu 0,43%.

Redação ICL Notícias com informações das Agências

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.