O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (22) em alta, com investidores influenciados pelo tom mais otimista do exterior. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,51% aos 116.156 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o bom desempenho das ações da Vale e os rumores sobre a votação do texto do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados também ajudaram o Ibovespa fechar em alta.
No mercado externo, investidores estão na expectativa pela divulgação do balanço corporativo do segundo trimestre da Nvidia, fabricante de peças de computador e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. As projeções são bastante positivas, por conta do avanço da inteligência artificial, e os resultados, se concretizados, podem puxar todo o setor.
No cenário doméstico, o destaque continuou com o cenário político e econômico, com o mercado aguardando a votação do novo arcabouço fiscal pela Câmara. Investidores estão na expectativa por essa aprovação porque o maior controle dos gastos públicos deve ajudar a controlar a inflação.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 0,76% frente ao real, cotado a R$ 4,9401.
Destaques do dia do Ibovespa
As companhias ligadas ao mercado interno foram destaque entre as altas do Ibovespa. As ações ordinárias da Arezzo (ARZZ3) ganharam 4,74%, as da EzTec (EZTC3), 4,36%, e as da MRV (MRVE3), 3,61%.
Fora isso, o índice também foi puxado pelas ações ordinárias da Vale (VALE3), que subiram 2,25%. Os papéis acompanharam o minério de ferro, com o Dalian avançando 4,5%, para US$ 110,52 a tonelada, com notícias sobre políticas de apoio da China e sinais de recuperação da demanda. Os papéis da Petrobras e dos grandes bancos também avançaram e ajudaram a sustentar o desempenho do índice.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones e S&P 500 caíram 0,51% e 0,28% enquanto a Nasdaq subiu 0,06%.
Redação ICL Economia com informações das Agências