Ibovespa tem 2º pior desempenho entre 78 países em abril, segundo agência de risco

Ibovespa cai 14,3%, considerando a variação em dólar, ficando atrás apenas do índice WIG20, da bolsa da Polônia, que recuou 17,6%.
5 de maio de 2022

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, teve o segundo pior desempenho em relação aos índices das bolsas de 78 países no mês de abril, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating.

A posição foi resultado de um mês negativo para a bolsa brasileira, afetada principalmente pela queda de ações ligadas a commodities, com forte peso no Ibovespa, devido a temores de demanda reduzida em meio aos lockdowns na China.

A alta de juros mais acelerada nos Estados Unidos também aumentou a aversão a riscos dos investidores, prejudicando mercados como o brasileiro.

O mês de abril foi o primeiro do ano com retirada de investimentos estrangeiros na bolsa de valores. O cenário também afetou a performance do real em relação ao dólar, que teve o 37º pior desempenho dentre 120 países.

Além de queda do Ibovespa, real desvalorizou 3,7% em abril

Segundo os dados da Austin Rating, em abril, o real desvalorizou 3,7%, enquanto o Ibovespa caiu 14,3%, considerando a variação em dólar, ficando atrás apenas do índice WIG20, da bolsa da Polônia, que recuou 17,6%.

Apesar da queda em abril, o desempenho anual do Ibovespa em dólar ainda está entre os dez melhores do mundo devido à valorização do real, com alta de 15,3%, na nona posição. Considerando a variação na moeda local, o índice acumula avanço de 2,9% no ano, na 23ª posição.

Já o real continua entre as moedas que mais se valorizaram no ano, com alta de 13,4%, na terceira posição. A moeda brasileira foi favorecida no primeiro trimestre do ano devido à combinação de juros altos, ativos descontados na bolsa e alta nos preços de commodities, o que atraiu o capital estrangeiro para o país.

No mês, as moedas com piores desempenhos em relação ao dólar foram do Sri Lanka (-16,9%), que enfrenta uma crise econômica e política, e da Hungria (-7,6%), que passou por uma eleição parlamentar.

Já os melhores desempenhos foram de Seychelles (17,4%) e da Rússia (14,7%), cujo rublo recuperou parte das perdas ligadas às sanções devido à invasão na Ucrânia. A moeda ucraniana teve queda de 4,7% em abril.

Entre os índices de bolsas de valores, o Nasdaq, cuja bolsa concentra ações de empresas de tecnologia, teve o quarto pior desempenho do mês, com queda de 13,3%.

A maior alta em abril foi do índice da bolsa do Zimbábue, com alta de 58,7%, favorecido pela alta do dólar ao redor do mundo. O Amman SE, da bolsa da Jordânia, teve o segundo melhor desempenho, avançando 8,8%

Redação ICL Economia

Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.