Ibovespa tem alta de 0,18% puxado pela Petrobras

Dólar tem alta de 0,51%, negociado a R$ 5,173
6 de fevereiro de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (6) em alta, apoiado nos ganhos das ações da Petrobras. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,18%, aos 108.721 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, o foco dos investidores de hoje esteve sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou a política de juros do Banco Central. Em cerimônia no Rio de Janeiro, que marcou a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma “cultura” de juros altos que “não combina com a necessidade de crescimento” do país.

O presidente também criticou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que, na semana passada, decidiu manter a taxa de juros em 13,75% – patamar em vigor desde agosto de 2022.

No mercado externo, as tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos se elevaram após um suposto balão de espionagem afetar o sentimento dos investidores. Um caça militar dos EUA derrubou um suposto balão chinês no sábado, uma semana depois de ele ter entrado no espaço aéreo norte americano pela primeira vez.

Nas negociações do dia, o dólar fechou em alta de 0,51%, negociado a R$ 5,173.

Destaques do dia do Ibovespa

As ações ordinárias da Vale (VALE3), com peso importante no Ibovespa, fecharam em queda de 1,25 % no pregão de hoje. Já os papéis preferenciais da Petrobras subiram 3,63% e 3,99%, ajudando, como já mencionado, o Ibovespa a não cair.

Redação ICL Economia com informações das Agências

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.