O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (21) em queda, com os investidores de olho na decisão de juros nos Estados Unidos e no Brasil. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,07%, aos 100.998 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, a atenção desta semana agora é para a reunião desta semana do Federal Reserve, nos Estados Unidos, que teve início hoje e termina amanhã com um novo comunicado sobre a política monetária https://www.infomoney.com.br/economia/fed-deve-adotar-o-padrao-bce-em-sua-decisao-sobre-juros-e-na-comunicacao-dizem-analistas/do país. Parte dos economistas acredita em uma pausa na política de juros dos EUA para tentar garantir a estabilidade financeira. Outra parte crê que o Fed aumentará sua taxa básica, pois dados da economia americana ainda estão fortes, pressionando a inflação.
Ainda nos Estados Unidos, a secretária do Tesouro do país, Janet Yellen, reafirmou hoje que o sistema bancário do país está se estabilizando após dias de turbulência com pedidos de falências e medidas do governo para estancar a crise.
No Brasil, também iniciou hoje a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O encontro vai até amanhã, quando será anunciada a decisão sobre os próximos passos na taxa básica de juros do país, a Selic.
A expectativa do mercado é de manutenção dos 13,75% ao ano. Hoje, o presidente Lula afirmou que vai “continuar batendo” no Banco Central para que haja uma redução dos juros.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou com alta de 0,05%, cotado a R$ 5,245 na compra e a R$ 5,246 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações da PETZ3 avançaram 3,63% hoje na sessão do Ibovespa, seguidas das Fleury (FLRY3) com 3,57% e as da Alpargatas (ALPA4) 3,44%. Entre as maiores baixas figuraram os papéis da Locaweb (LWSA3) com queda de 6,14 , Carrefour (CRFB3) com baixa de 4,20 e CSN Mineração (CMIN3) com menos 4,05.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,98%, 1,30% e 1,58%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências