‘Discurso de necessidade de superávit fiscal não é baseado em fatos’, avalia economista David Deccache

Assessor parlamentar do PSOL, em Brasília, foi entrevistado no programa ICL Mercado e Investimentos, conduzido pelos economistas Deborah Magagna e André Campedelli.
26 de janeiro de 2024

O economista David Deccache, assessor parlamentar do PSOL, em Brasília, acredita que o discurso adotado pela grande imprensa e pelo mercado financeiro de que há uma necessidade de superávit fiscal “não é baseado em fatos”, além de ser uma narrativa totalmente liberal.

“A política fiscal é cíclica, nós estamos em um ciclo que não é possível conseguir um superávit primário sem gerar uma forte desaceleração da economia. Negar essa realidade só pode ser um oportunismo de quem quer destruir os mecanismos do nosso Estado de bem-estar social, destruir investimentos públicos em prol de um processo de mercantilização”, disse em entrevista ao ICL Mercado e Investimentos, programa conduzido pelos economistas Deborah Magagna e André Campedelli, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30, no canal do ICL Notícias no YouTube.

Deccache ainda avaliou a capacidade do mercado financeiro em errar as suas previstões. “Em 2023, nós tivemos uma expansão fiscal real na casa dos 10% de gastos primários. Os gastos subiram muito forte. Eles [mercado financeiro] falavam o que no início do ano diante dessa situação obtida via PEC da Transição? Que o Brasil teria uma mega-inflação, desvalorização do câmbio, e isso forçaria as taxas de juros a subirem, com impactos negativos no investimento privado. Então, nós teríamos um desastre completo”, disse. “Para 2024, eles estão otimistas, então eu estou pessimista porque essa expansão não vai acontecer, e sem gastos públicos ativando a economia, investimentos públicos, o Novo PAC, aumento de salário mínimo, aumento de servidor, reajuste de Bolsa Família, sem esse amplo conjunto de políticas o país não cresce”, completou.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

 

Redação ICL Economia
Com informações do ICL Mercado e Investimentos

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.