A Petrobras se manteve como a terceira maior pagadora de dividendos do mundo no terceiro trimestre de 2022, distribuindo de julho a setembro US$ 9,7 bilhões em proventos, mesmo patamar observado no segundo trimestre.
Assim, a Petrobras alcançou os maiores dividendos para um terceiro trimestre na sua história, segundo o Infomoney, ficando atrás apenas do banco China Construction e da mineradora e também petroleira BHP. Os dados são da 36ª edição do Índice Global de Dividendos da gestora Janus Henderson.
Segundo a gestora, levando em consideração os dividendos já distribuídos pela Petrobras em 2022 – US$ 19,4 bilhões, somando segundo e terceiro trimestres – é provável que a Petrobras se torne a segunda maior pagadora de dividendos do mundo em 2022, atrás apenas da BHP.
Preços exorbitantes para Petrobras
Atualmente, a Petrobras serve como instrumento para sugar a renda dos brasileiros e transferi-la para acionistas minoritários da empresa, em grande parte estrangeiros. Os brasileiros pagam preços exorbitantes pelos produtos da Petrobras, como combustíveis e gás de cozinha, a empresa obtém lucros extraordinários e repassa-os a seus acionistas, deixando de lado os investimentos necessários na própria companhia.