Presidente da Petrobras diz que o povo deve entender que tudo aumenta de preço

"A população tem que entender que, da mesma maneira que o pãozinho aumenta, assim é o petróleo", diz ele, que defende os preços dolarizados da energia
4 de maio de 2022

O novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirmou, em entrevista às jornalistas Mônica Ciarelli e Denise Luna, do jornal Estado de S. Paulo, que a população deve entender que todos os preços aumentam e que o problema da empresa é de comunicação.

“Eu te digo o seguinte, o presidente Bolsonaro não me pediu absolutamente nada específico. Só pediu para eu conduzir a companhia. É isso que nós estamos fazendo. Não tem uma questão relacionada a preço dos combustíveis, nada disso. A missão é conduzir a companhia. Claro que tem uma questão que eu diria que é minha mesmo, de melhorar a comunicação. Acho que isso é fundamental. A população tem que entender que, da mesma maneira que o pãozinho aumenta, o óleo de soja bateu quase 16 reais o litro, o tomate e a cenoura nem se fala, assim é o petróleo”, afirmou.

Ao fazer tal afirmação, Coelho revelou grande desconhecimento sobre o tema econômico, uma vez que vários países do mundo administram as tarifas de energia e dos combustíveis, porque são preços que formam outros preços da economia. A situação foi explicada de forma didática pelo ex-presidente Lula:

“Não é o salário mínimo que causa inflação. O que causa 50% da inflação hoje no Brasil são preços administrados pelo governo. Óleo diesel, luz elétrica, gás de cozinha. E estão subindo de forma descontrolada por incompetência desse governo”, disse o ex-presidente.

Coelho também afirmou que Bolsonaro “já entendeu muito bem a questão de preço de mercado”, sinalizando que a atual política de preços da Petrobras, causa principal da inflação brasileira, será mantida.

Do Brasil 247

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.