A montadora Stellantis, dona de 14 marcas do setor automotivo, incluindo Fiat e Jeep, anunciou ontem (6) investimento de R$ 30 bilhões em suas fábricas no Brasil entre 2025 e 2030, o maior valor já investido na indústria automobilística brasileira.
O anúncio foi feito durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin.
Na esteira do Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação), já foram anunciados por montadoras um total de R$ 95,3 bilhões em investimento no país até 2032. Na última terça-feira (5), Alckmin disse que a iniciativa deve ser regulamentada até o fim deste mês.
Com o investimento no Brasil, a Stellantis quer impulsionar o lançamento de 40 novos produtos durante o período, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.
“Esses investimentos refletem a confiança desse grande grupo no Brasil e, junto com outros anúncios de investimentos no setor automotivo nas últimas semanas, reforça que o país voltou a ter um ambiente de negócios saudável e seguro, uma economia crescente. Os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em especial a reforma tributária e os investimentos da Nova Indústria Brasil, do programa Mover, do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], já começam a dar frutos”, ressaltou Alckmin.
Antes da Stellantis, a montadora japonesa Toyota anunciou esta semana investimentos de R$ 11 bilhões no país, em sua fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo.
Grande parte do valor anunciado pela Stellantis será destinado à tecnologia Bio-Hybrid
Dos R$ 30 bilhões anunciados, a maior parte do valor será destinada para o desenvolvimento de tecnologia Bio-Hybrid, modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol. A tecnologia foi apresentada pela montadora em agosto do ano passado.
O desenvolvimento desse tipo de tecnologia, que visa à redução de emissões de gases poluentes, é um dos principais motes do Mover.
Em coletiva de imprensa após a reunião com Lula e Alckmin, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse que o foco da empresa é conquistar clientes brasileiros de classe média, que já é seu principal público consumidor, buscando oferecer uma “mobilidade segura, limpa e acessível”.
Ele disse que os carros 100% elétricos ainda não são o grande foco dos investimentos da empresa no país, uma vez que a tecnologia ainda é muito custosa para a maior parte do público.
“Qual é a tecnologia mais limpa que podemos colocar no mercado por um valor que a classe média possa pagar?”, disse Tavares, explicando a escolha pelos carros híbridos movidos a etanol como o foco da atuação.
O executivo ainda ressaltou que o investimento é reflexo da confiança no cenário nacional. “Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse. “Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros”, complementou.
A empresa anunciará, nos próximos meses, quais plantas e modelos serão beneficiados com o investimento anunciado.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias e site do MDIC