Ministro afirmou que o presidente Lula já orientou a Junta de Execução Orçamentária a fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal.
Ministro citou a "gastança" herdada de Jair Bolsonaro e afirmou que o governo do presidente Lula possui "compromisso" com a responsabilidade fiscal.
Diante da polêmica envolvendo o texto que tramita no Senado, o filho zero um do ex-presidente Jair Bolsonaro já admite mudanças no texto.
Governo federal também anunciou pagamento de parcela extra do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para cidades gaúchas. Valor deve chegar a R$ 192,7 milhões.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi entrevistado na 1ª edição do ICL Notícias, desta sexta-feira (19). Ele abordou diversos assuntos, como a relação entre o Poder Executivo e o Legislativo.
Fatiamento foi aventado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, o que possibilitaria a promulgação dos trechos de consenso entre as duas Casas, como forma de acelerar o trâmite da proposta. Presidente do Senado diz, no entanto, que a reforma é "engrenagem delicada".
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que é "fundamental" que o relatório da proposta esteja acordado entre a Câmara e o governo. Embora esteja na pauta da Casa, desta 3ª feira (17), lideranças devem aguardar o retorno de Arthur Lira, que está em viagem fora do Brasil.
Para o fundador do ICL, não é à toa que as bets são alvo de cobiça do Centrão, grupo político liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que agora comanda a pasta do Esporte.
Quantia seria transferida em 2024, mas o governo quer fazer o pagamento já em 2023 devido às perdas na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A antecipação ainda precisa ser aprovada em um projeto de lei no Congresso
Na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil vai ter dificuldades de crescer com a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%, determinada pelo Banco Central