Até setembro, as exportações para os Brics cresceram 6,5%, enquanto EUA e UE somam 5,8%, com comparação ao mesmo período de 2023.
Representantes de 36 países se reuniram nesta quinta-feira (24).
Presidente também cobrou países ricos efetividade no financiamento do combate às mudanças climáticas.
Após acidente doméstico no domingo (20), o presidente brasileiro teve que cancelar a viagem e participará do encontro apenas por videoconferência.
“Quero dizer aos gaúchos que podem contar comigo e com o NDB neste momento difícil”, disse Dilma, que passou grande parte da sua vida no estado.
Mandatário argentino ultraliberal enviou um pacotaço ao Congresso, que lhe dá plenos poderes. É muito difícil que a medida passe. No entanto, a economia já sente os sintomas da posse dele e, se a economia lá vai mal, isso é ruim para o Brasil e toda a região.
Presidente Lula e comitiva estão em viagem ao Oriente Médio para participar da COP28, em Dubai, e estreitar laços comerciais com países da região. Sauditas estudam investimentos em áreas do Novo PAC.
Novo Brics, com o convite feito à Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia, é avaliado com um movimento de grande transformação, até mesmo disruptivo, no cenário mundial
O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (24), pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os novos sócios entrarão oficialmente no bloco em 1º de janeiro de 2024. Acordo envolveu compromisso da China de apoiar participação mais representativa de Brasil, Índia e África do Sul no Conselho de Segurança da ONU.
Em postagem nas redes sociais, presidente Lula também reforçou ideia de que "o Brics não é contraponto ao G7, nem ao G20", e que o objetivo do bloco é "nos organizar enquanto Sul Global, uma coisa que não existia antes".