Em entrevista à Globonews, o ministro da Fazenda falou de PIB, inflação, gastos obrigatórios, ajuste fiscal e juros.
A economista e apresentadora do ICL Mercado e Investimentos, Deborah Magagna, usou de seu conhecimento adquirido quando trabalhou no mercado financeiro para explicar o que é insider trading e os perigos do caso Lula.
O vazamento irritou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que saiu em defesa de Lula: "O problema é que, quando você solta uma fala descontextualizada, você gera desnecessariamente uma especulação em torno do assunto".
"Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação”, disse o presidente.
Em entrevista à Rádio O Tempo nesta sexta-feira (28), o petista cobrou do BC que investiga as recentes altas do dólar. “Por que o dólar está subindo? Porque tem especulação", criticou.
Em entrevista ao site de notícias UOL, o presidente também descartou a possibilidade de desvincular o aumento das aposentadorias e de pensões do reajuste do salário mínimo.
"Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está", declarou Lula.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, ministro da Fazenda disse ainda que "muita gente ganha com a volatilidade do mercado".