No Amapá, em Roraima e na Paraíba, 93% das cidades dependem diretamente do setor público como motor econômico.
Enquanto isso, a média de jovens nessa situação nos países no âmbito da OCDE era de 13,8% em 2023.
O ônus econômico que a falta de oportunidade para esses jovens traz ao Brasil é uma perda que pode chegar até 10 pontos percentuais no potencial de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em um horizonte de 30 anos
Alerta é de pesquisador do Inpe em evento na SBPC.
Segundo o Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do FGV IBRE, em 2021, cerca de 19,2 milhões de brasileiros viviam com menos de R$ 209 por mês, representando quase 10% da população. Esse número caiu 50% (9,67 milhões de pessoas). em 2023.
Análise do Inesc sobre o orçamento 2023 indica que o novo regime fiscal, apesar de não tão duro como o teto de gastos, e as limitações na retomada de políticas extintas, afetaram setores essenciais, como saúde, educação e meio ambiente.
Do total de jovens que não estuda nem trabalha, 43,3% são de mulheres pretas ou pardas, seguidas por homens pretos ou pardos (24,3%), mulheres brancas (20,1%) e homens brancos (11,4%).
Medida tira encargos de alguns empregadores, mas outros pagam, explica estudo do Ipea.
Benefícios e brechas legais permitem que, na prática, empresas de capital aberto paguem alíquota menor que a média mundial, jogando por terra argumento usado para não haver tributação sobre lucros e dividendos pagos a acionistas. Estudo servirá de base para a reforma do IR.