Economistas do ICL Deborah Magagna e André Campedelli criticaram viés negativo dado pela mídia de que o presidente do instituto quer modificar modelo da metodologia aplicada nas pesquisas feitas pela instituição.
Segundo o IBGE, houve expansão de trabalhadores na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, no trimestre e no ano.
A Bahia é a unidade da federação com maior quantidade de quilombolas: 397.059 pessoas, ou 29,90% da população quilombola recenseada. Em seguida, vem o Maranhão, com 20,26% dessa população (ou 269.074 pessoas quilombolas).
Nome de Pochmann foi oficialmente confirmado ontem (26) para presidir o IBGE, pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.
O IBGE é ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet. A troca de comando no instituto já teria sido tratada entre a ministra e Lula, na última segunda-feira (24).
Outra maior influência sobre o índice geral veio de alimentação e bebidas (-0,40%), cujo resultado é relacionado à deflação de alimentação em domicílio (-0,72%).
O acumulado das vendas no ano chegou a 1,3%, enquanto nos últimos 12 meses ficou em 0,8%.
Com o resultado, o setor opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia. Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram em maio. O maior impacto veio do setor de transportes, que cresceu 2,2%.
Segundo o IBGE, essa é a menor variação do IPCA para o mês de junho desde 2017, quando o índice foi de -0,23%.
No ano, setor acumula perda de 0,4%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi nula, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).