O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (19) em alta, com investidores ainda avaliando os desafios do novo arcabouço fiscal e as medidas anunciadas para estímulo de crédito no país. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,44% nesta quinta, aos 104.367 pontos. Com o resultado de hoje, encerrou a semana com recuo de 1,80%.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores analisam se o governo terá condições de cumprir as regras estabelecidas pelo novo arcabouço fiscal.
O Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou hoje também um conjunto com 13 medidas que pretendem estimular o mercado de crédito e impulsionar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) em estados e municípios. A equipe econômica espera que o conjunto de medidas amplie o mercado de crédito como um todo, reduzindo custos e taxas de juros, além de estimular investimentos em infraestrutura.
No exterior, atenções estão em discursos de agentes do Federal Reserve (Fed) e divulgações de indicadores nos Estados Unidos, como vendas de residências usadas e de pedidos de auxílio-desemprego. Os dirigentes têm expressado preocupação com os núcleos da inflação americana, reforçando que o Fed deve aumentar os juros americanos na próxima reunião, no início de maio, e manter o patamar elevado por mais tempo, perseguindo a meta de 2%.
Na Europa, também continuam as reavaliações de agentes econômicos sobre o rumo dos juros. Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, disse na quarta-feira que o núcleo da inflação na zona do euro é “persistente” e que todos os preços, exceto energia, estão mostrando “alto ímpeto”.
Nas negociações do dia do ibovespa, o dólar caiu 0,55%, a R$ 5,058 na compra e na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa de hoje, ficaram as ações da Hapvida (HAPV3) 9.74%, seguidas pelas doo Grupo Soma (SOMA3) 5.87% e da Petz (PETZ3) com 5.45%. Entre as quedas, destaque para a Usiminas (USIM5) com queda de 3.62%, Embraer (EMBR3) com menos 2.45% e Braskem com (BRKM5) 2.17%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,33%, 0,60% e 0,80%.
Redação ICL Economia com informações das Agências