A pesquisa da Serasa Experian divulgada na última terça-feira (26), segundo a qual os indicadores sobre o desempenho das vendas neste Natal de 2023 mostraram um fim de ano “decepcionante”, ou as “piores vendas em três anos”, como divulgou a grande imprensa, virou piada nas redes sociais. Isso porque a tal pesquisa da Serasa sobre o comércio varejista não considera operações em pix e cartões de débito ou crédito em seu levantamento, mas apenas consultas feitas à instituição.
Segundo o “estudo”, as vendas do varejo físico recuaram 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Em termos de variação percentual, foi o pior desempenho desde 2020, quando as vendas despencaram 10,3%. Em 2021, houve alta de 2,8%, e em 2022, avanço de 0,4%”, afirma o jornal Valor Econômico.
Além de piada, entretanto, a pesquisa divulgada com estardalhaço na chamada grande imprensa serviu também para alimentar as redes sociais bolsonaristas para atacarem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma informação deturpada.
Internet não perdoa
Mas a “fauna” da internet não perdoa. “Para dizer que o primeiro Natal do novo governo Lula foi fraco em vendas a mídia burguesa publicou uma pesquisa do Serasa que desconsidera as compras de Natal feitas com pix, débito e cartão, ou seja, como são feitas a maioria das compras. Não é jornalismo”, reclama na rede social X (antigo Twitter) o perfil de Ricardo Pereira.
“Eu só sei comprar com cartão de débito e crédito, nem lembro como é pagar de outra forma…”, ironiza Vera Araújo, que se identtifica como “Militante Independente”.
Para chegar a tal conclusão, diz outro perfil, “foram contabilizadas apenas compras em dinheiro e com notas de 200 reais sem amassos ou rasuras”.
“É que o Serasa só contabilizou as compras de Natal pagas com banana, leite e mariola no estilo Milei”, diz tuíte de Biazita Gomes.
Mas as críticas não são apenas por meio de piadas. A própria mídia cita outra pesquisa, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que é oposta à do Serasa. Segundo o estudo Cielo, o varejo brasileiro vendeu 1,1% a mais no Natal de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.
Crescimento em lojas virtuais e físicas
Segundo esse levantamento, as vendas foram 2,4% maiores nas lojas on-line, e 1% maiores no varejo chamado físico, ou presencial. A apuração da Cielo se baseia em cerca de 900 mil varejistas credenciados e apura as vendas no período de 19 a 25 de dezembro.
A categoria Supermercados e Hipermercados foi a que mostrou maior crescimento, de 6,3%, seguida por de Cosméticos e Higiene Pessoal, com 4,2%. Turismo e Transporte vem em terceiro, com expansão de 2,6%.
O crescimento expressivo nas compras em super e hipermercados é um dado importante, ao mostrar que o consumidor “investiu” nas compras para fazer suas ceias em casa.
Para ver a pesquisa Cielo ICVA, clique aqui.
Da Rede Brasil Atual