O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (15) em queda diante de dados sobre o PIB brasileiro e a economia dos Estados Unidos. O principal índice da bolsa de valores recuou 0,54%, a 109.954 pontos
No Brasil, os investidores observam o resultado da prévia do PIB de julho, divulgada pelo Banco Central, que indicou uma alta de 1,17% na comparação com o mês anterior.
No mercado externo, os investidores seguem de olho nos rumos das taxas de juros. Hoje, o Departamento do Comércio dos EUA informou que as vendas do varejo cresceram 0,3% em agosto, enquanto os pedidos iniciais de seguro desemprego caíram pela quinta semana seguida.
Segundo analistas do mercado financeiro, os números dão sinais contraditórios sobre a economia americana. A queda nos pedidos de seguro desemprego indicam um mercado de trabalho ainda forte, enquanto as vendas do varejo perdem força.
Dados sobre desemprego, varejo e indústria na China também são esperados para o final do dia.
Nas negociações do dia, o dólar teve alta de 1,18%, cotado a R$ 5,239 na compra e na venda.
Os destaques do Ibovespa do dia
Entre as quedas mais significativas do Ibovespa de hoje, estão as ações ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Via (VIIA3) recuaram 4,6%, as da Qualicorp (QUAL3), 4,29%, e as da Petz (PETZ3), 4,02%.
Também foram destaques negativos as ações da CSN (CSNA3), com menos 4,65% e as da Ecorodovias (ECOR3), com queda de 11,97%.
Bolas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,56%, 1,13% e 1,43%.
Redação ICL Economia com informações das Agência