O Ibovespa, fechou o pregão desta quinta-feira (1º) em queda, em dia de anuncio do IBGE sobre o resultado do PIB brasileiro do 3º trimestre. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 1,39% nesta quinta-feira, aos 110.925 pontos
Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no 3º trimestre. O país registrou crescimento de 0,4% em relação aos três meses imediatamente anteriores. Este é o quinto trimestre de alta consecutiva da atividade econômica do país. Em relação ao 2º trimestre, houve uma desaceleração no crescimento. Com esse resultado, o PIB chega ao maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. Além de atingir o maior nível da série, o PIB ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.
Segundo analistas do mercado financeiro, a questão fiscal do Brasil continua preocupando os investidores. A PEC da Transição, que prevê gastos fora do teto de gasto, só será avalizada e votada no Senado a semana quem. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou que nenhum ministro deverá ser anunciado até o final de semana.
No cenário internacional, as atenções estão voltadas para inflação e juros dos Estados Unidos. Na quarta (30), Jerome Powell , presidente do Fed, apontou que a taxa pode começar a subir a um ritmo mais lento ainda este ano.
Nas negociações do dia, o dólar caiu 0,09% frente ao real, cotado a R$ 5,196 na compra e a R$ 5,197 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa, ficaram as companhias ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Magazine Luiza (MGLU3) caíram 9,02%, as preferenciais da Alpargatas (ALPA4), 6,98% e as ordinárias da Americanas (AMER3), 6,91%.
Foi destaque negativo também no Ibovespa, entre as principais quedas por peso, as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4), com menos 3,75% e 4,01%.
Mercado externo
Em Nova York, o Dow Jones caiu 0,56%, aos 34.395 pontos, e o S&P 500, 0,09%, aos 4.076 pontos. O Nasdaq, no entanto, subiu 0,13%, aos 11.482 pontos.
Redação ICL Economia com informações das Agências