O Ibovespa fechou pregão desta terça-feira (17) em alta, refletindo o avanço dos preços do petróleo no exterior e a repercussão dos mais recentes dados econômicos da China. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 2,04%, aos 111.439 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o grande destaque da agenda econômica global do dia foi o PIB chinês, que apresentou um resultado melhor do que o projetado pelo mercado. Enquanto a economia do país subiu 3%, as expectativas eram de alta de 1,6%.
Outros indicadores econômicos da China também vieram acima do esperado. Em dezembro, as vendas no varejo caíram 1,8%, quando a projeção era de queda mais acentuada, de 7%. Já a produção industrial avançou 1,3% no mesmo mês, contra estimativas de alta de 0,8%.
Também no cenário externo, investidores aguardam a divulgação dos dados de inflação ao produtor, vendas no varejo e produção industrial nos Estados Unidos amanhã, além de avaliarem a temporada de resultados corporativos, que já teve início por lá.
No Brasil, o mercado segue atento à participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ontem, o ministro afirmou que é possível zerar o déficit nas contas do governo em até dois anos. Ele também afirmou que um novo arcabouço fiscal para o país deve ser apresentado até abril. Nesse cenário, investidores seguem aguardando novas sinalizações sobre os rumos da economia.
As atenções do mercado no Brasil seguem ainda voltadas para a Americanas. Nesta terça-feira, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, afirmou que está fornecendo dados para ajudar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a determinar se houve uso de informações privilegiadas com as ações da varejista.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 0,84% frente ao real, negociado a R$ 5,105 na compra e a R$ 5,106 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as principais altas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4), com mais 7,04% e 6,16%, respectivamente. As ações da Cosan (CSAN3) ganharam 3,60%, as da São Martinho (SMTO3), 3,53% e as da BRF (BRFS3), 3,57%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones e S&P recuaram, respectivamente, 1,14% e 0,20%, enquanto o Nasdaq conseguiu avançar 0,14%.