O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (17) em queda com investidores atentos a crise global no setor bancário e também com o avanço do novo arcabouço fiscal no Brasil. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 1,40%, aos 101.981 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os dados da econômica dos Estados Unidos e eventuais sinais sobre a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) também ficaram sob os holofotes.
Entre os dados, a produção nas fábricas norte-americanas avançou 0,1% em fevereiro em relação ao mês anterior. Na comparação anual, no entanto, houve queda de 1%. Já a confiança do consumidor, calculada pela Universidade de Michigan, registrou a quarta queda consecutiva em março, chegando a 63,4 pontos, ante os 67 pontos do mês anterior.
O mercado dos Estados Unidos ainda repercute a história de mais um banco norte-americano que enfrenta problemas de liquidez em meio à crise de confiança que atinge o setor desde a última semana. O First Republic Bank, um banco médio da Califórnia, sentiu fortemente os impactos do mercado e viu suas ações derreterem nos últimos dias.
No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o projeto do novo arcabouço fiscal – proposta que busca substituir o atual teto de gastos como ferramenta de controle dos gastos públicos. Os detalhes da proposta são mantidos em sigilo, mas o governo deve propor um mecanismo mais “complexo” que o atua
Nas negociações do dia do Ibovespa, dólar avançou 0,58% frente ao real, cotado a R$ 5,270 na compra e na venda, acumulando alta de 1,2% na semana.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as piores quedas por peso do Ibovespa ficaram as ações ordinárias e preferenciais do Bradesco (BBDC3), com menos 3,16% e 4,17%, respectivamente. As ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) recuaram 1,71%, as preferenciais do Itaú (ITUB4), 2,87%, e as unitárias do Santander (SANB11), 3,97%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 1,19%, 1,10% e 0,74% no dia.
Redação ICL Economia com informações das Agências