Bolsas operam sem direção única em início de semana marcada por divulgação de dados da inflação pelo mundo

No Brasil, investidores ainda aguardam pela ata do Copom, vendas no varejo e pesquisa mensal de serviços
7 de agosto de 2023

Os índices futuros de Nova York operam com alta, enquanto os mercados europeus e asiáticos operam com baixa nesta segunda-feira (7), no início de uma semana que será marcada por dados de inflação nos Estados Unidos, China e Brasil, além da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro.

Dados de inflação ao consumidor serão divulgados pela China na quarta-feira (9) e pelos Estados Unidos na quinta-feira (10). A expectativa dos analistas é de desinflação de 0,5% na China, o que seria positivo para os preços globais.

Já para os EUA, analistas apontam para uma alta do índice de preços ao consumidor americano de 0,2% em relação a junho e de 3,3% na leitura de 12 meses.

Por aqui, a ata do Copom amanhã (8) é importante para os investidores calibrarem as apostas sobre o ritmo de flexibilização monetária do BC.

EUA

Após encerrar a semana passada no território negativo, os índices futuros dos EUA sobem em bloco nesta manhã de segunda-feira, com investidores atentos aos dados de inflação ao consumidor e produtor, além de resultados corporativos.

Os índices de preços têm sido observados com particular interesse em meio à campanha de aumento de juros do Federal Reserve.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Dow Jones Futuro (EUA), +0,21%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,32%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,45%

Ásia

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam no vermelho em grande parte com os investidores aguardando os números da inflação da China e a balança comercial durante esta semana.

A China divulgará sua balança comercial na terça-feira e os dados de inflação na quarta-feira, que darão pistas sobre a trajetória de recuperação do país.

Shanghai SE (China), -0,59%
Nikkei (Japão), +0,19%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,01%
Kospi (Coreia do Sul), -0,85%
ASX 200 (Austrália), -0,22%

Europa

Os mercados europeus operam com baixa, à medida que investidores se preparam para os últimos resultados da temporada de balanços chegando e com dois importantes índices de inflação à frente.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,53%
DAX (Alemanha), -0,49%
CAC 40 (França), -0,49%
FTSE MIB (Itália), -0,57%
STOXX 600, -0,37%

Petróleo

Os preços do petróleo operam com baixa após subirem para o nível mais alto desde meados de abril, depois de um ataque a um importante centro de exportação de petróleo da Rússia e cortes prolongados na produção pelo chefão da OPEP, Arábia Saudita e Rússia.

No fim de semana, a Ucrânia lançou um ataque naval de drones ao porto russo de Novorossiysk, um centro crítico no Mar Negro para as exportações de petróleo russas.

Petróleo WTI, -0,77%, a US$ 82,18 o barril
Petróleo Brent, -0,71%, a US$ 85,63 o barril

Agenda

Nos Estados Unidos, começa a divulgação dos dados de inflação que devem ser avaliados pelo Federal Reserve em seu próximo encontro, nos dias 19 e 20 de setembro.

Por aqui no Brasil, a agenda da semana tem como destaque a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que vai ser divulgada na terça-feira (8).

E a atenção do mercado se volta a novos dados de inflação que vão pautar as próximas decisões sobre juros. O principal destaque da agenda nos próximos dias é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de julho, número que será divulgado na sexta-feira (11). A expectativa é que o indicador fique praticamente estável em relação ao de junho.

Com informações do InfoMoney

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.