O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (11) em queda, pela 9ª sessão seguida na maior série de baixas desde 1995. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,24%, aos 118.065 pontos. Na semana, acumulou perdas de 1,21%.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores repercutiram hoje a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A queda foi intensificada também pelas perdas registradas pelas ações da Vale e da Petrobras, empresas com maior peso na composição do índice.
Em julho, o principal indicador da inflação brasileira subiu 0,12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima das expectativas de mercado. A principal contribuição para o avanço dos preços veio do grupo de transportes, com destaque para a alta de 4,75% no preço da gasolina. Gás veicular e etanol também subiram, enquanto o óleo diesel foi o único combustível a apresentar queda. Os preços das passagens aéreas e dos carros novos também avançaram.
A meta de inflação do BC para 2023 é de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 4,75%. No entanto, as projeções do mercado, reunidas no Boletim Focus, indicam que o IPCA deve encerrar o ano levemente acima do teto da meta, em 4,84%.
Ainda no Brasil, na agenda política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje o novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), que contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos, com uma previsão de R$ 60 bilhões de investimentos por ano.
O mercado também acompanhou as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), em Curitiba.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,45% frente ao real, cotado a R$ 4,904 na compra e na venda. Na semana a alta foi de 0,59%.
Destaques do dia do Ibovespa
Os papéis ordinários da Vale (VALE3) caíram 0,83% no pregão do Ibovespa de hoje, os preferenciais da Gerdau (GGBR4), 0,85%, e as preferenciais série A da Usiminas (USIM5), 0,86%.
Mercado externo
Em Nova York, o Dow Jones conseguiu subir 0,30%, mas S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,11% e 0,56%.
Redação ICL Economia com informações das Agências