O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (18) em queda, após passar boa parte do pregão oscilando entre altas e baixas. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,40%, aos 118.288 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, além das expectativas pelas decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, que acontecem em reuniões dos bancos centrais na quarta-feira (20), investidores também repercutiram hoje no Ibovespa o novo Boletim Focus, relatório semanal do Banco Central do Brasil (BC), que traz projeções sobre os principais indicadores econômicos do país.
Na edição de hoje do boletim Focus os economistas reduziram as suas estimativas para a inflação brasileira em 2023 e em 2024. Para este ano, as projeções caíram de 4,93% para 4,86%. Para o próximo, de 3,89% para 3,86%.
O boletim também trouxe um aumento nas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2023, o mercado elevou as expectativas de crescimento de 2,64% para 2,89%. Já no próximo ano, as previsões passaram de alta de 1,47% para 1,50%.
As apostas no Brasil, ainda, são de que o Banco Central deve repetir a dose e trazer um novo corte da Selic (taxa básica de juros), de pelo menos 0,50 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,25% ao ano.
Também ficou no centro das negociações hoje, a notícia de que o Ministério da Fazenda aumentou as expectativas de crescimento econômico no Brasil para este ano, de 2,5% para 3,2%.
No exterior, a melhora nos indicadores econômicos da China na última sexta-feira continuou a impulsionar os negócios. As vendas no varejo e produção industrial do país cresceram acima do esperado, trazendo a perspectiva de que a segunda maior economia do mundo está se estabilizando.
Nos EUA, a maior parte do mercado espera que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) mantenha as taxas básicas do país inalteradas entre 5,25% e 5,50%, uma vez que os últimos dados de inflação vieram em linha com as projeções.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 0,31% frente ao real, cotado a R$ 4,856 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Os destaques negativo do pregão do Ibovespa de hoje ficaram por conta das ações ordinárias da Vale (VALE3), com menos 1,14%. Os papéis preferenciais série A da Usiminas (USIM5) recuaram 2,02%, e os preferenciais da Gerdau (GGBR4), 3,26%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os indicadores fecharam próximos da estabilidade, com Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subindo 0,02%, 0,07% e 0,01%, respectivamente.
Redação ICL Economia com informações das Agências