O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (11) em alta, puxado pelo avanço das ações da Petrobras após a petroleira anunciar dividendos de 24,7 bilhões de reais. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 0,75%, aos 108.256 pontos.
Segundo analista do mercado financeiro, o dia de hoje no Ibovespa foi de agenda esvaziada no Brasil, mas investidores seguem atentos aos debates sobre o arcabouço fiscal e a política monetária.
O diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil, Diogo Guillen, que é o responsável pela elaboração das atas do Comitê de Política Monetária (Copom), disse hoje, em entrevista ao jornal O Globo, que é preciso “paciência e serenidade” antes que a instituição comece com os cortes de juros, já que o país ainda enfrenta uma forte pressão inflacionária sobre os preços dos serviços.
Sobre o arcabouço fiscal, o diretor afirmou que, apesar de ter reduzido os “riscos sobre a economia”, a proposta ainda não teve efeito sobre a inflação, os juros e o preço do dólar.
Em Brasília, destaque para informações sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. A aposta é que o governo conta com a reforma tributária para ajudar no ajuste das contas públicas no próximo ano. A reforma tributária está sendo avaliada pelo Legislativo e pode ser votada ainda neste semestre pela Câmara dos Deputados.
No exterior, as atenções ficaram voltadas para os dados de inflação ao consumidor na China, que subiu 0,1% em abril, uma desaceleração em relação a março e abaixo das expectativas do mercado. A inflação ao produtor também desacelerou no país, caindo 3,6% no mês passado.
Ainda no exterior, o Banco da Inglaterra elevou os juros em 0,25%, para 4,50% ao ano.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 0,27% frente ao real, cotado a R$ 4,936 na compra e R$ 4,937 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações preferenciais da Petrobras subiram 3,67% nesta no pregão desta quinta-feira do Ibovespa. A alta compensou a queda de 1,95% nos papéis da Vale, em dia negativo para o setor de mineração e siderurgia, refletindo o ceticismo sobre a recuperação da demanda na China.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones recuou 0,66% e o S&P 500, 0,17%. O Nasdaq subiu 0,18%.
Redação ICL Economia com informações das Agências