Ibovespa sobe 1,34% com valorização das ações da Vale

Dólar fecha em alta de 0,39% frente ao real, cotado a R$ 4,808 na compra e na venda
3 de julho de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (3) em alta, acompanhando o desempenho positivo dos mercados internacionais e com investidores de olho no debate sobre a reforma tributária, que deve ser votada na Câmara dos Deputados nos próximos dias. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,34%, aos 119.673.

Segundo analistas do mercado financeiro, o movimento positivo de hoje veio na esteira da forte valorização das ações da Vale. Outras mineradoras e siderúrgicas também tiveram um dia positivo e ajudaram a empurrar o Ibovespa para cima.

No último domingo, Arthur Lira afirmou que “de sexta não passa” a votação da reforma tributária na Câmara e ainda disse que os deputados estão abertos ao diálogo. Além da reforma, outras pautas econômicas também devem estar nas pautas da Câmara nos próximos dias, com destaque para os projetos do Carf e o projeto do novo arcabouço fiscal, que voltou do Senado.

Ainda no cenário doméstico, o último Boletim Focus — relatório do Banco Central do Brasil (BC) que reúne as projeções de economistas para os principais indicadores econômicos — mostra que o mercado financeiro projeta uma inflação de 4,98% até o fim de 2023, contra expectativa de 5,06% na última semana.

Essa já é a sétima semana consecutiva de queda nas projeções, mas elas ainda apontam para uma inflação acima da meta do BC – de 3,25%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.

As expectativas também caíram para a Selic, taxa básica de juros. Agora, os economistas projetam uma taxa Selic em 12% até o fim do ano, contra 12,25% anteriormente.

Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em alta de 0,39% frente ao real, cotado a R$ 4,808 na compra e na venda.

Destaques do dia do Ibovespa

No pregão de hoje do Ibovespa, as companhias de crescimento e ligadas ao mercado interno subiram bem. As ações ordinárias da Locaweb (LWSA3) subiram 3,96%, as da Arezzo (ARZZ3), 3,30% e as da Méliuz (CASH3), 2,18%.

Mas o destaque do Ibovespa ficou mesmo para as siderúrgicas e mineradoras. As preferenciais da Gerdau (GGBR4) ganharam 3,59%, as ordinárias da CSN (CSNA3), 2,91%, e as ordinárias da Vale (VALE3), 3,13%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, as Bolsas fecharam às 14h por conta do feriado de independência desta terça. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,03%, 0,12% e 0,21%.

Redação ICL Economia com informções das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.