O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (14) em queda, após uma sessão bastante volátil. Investidores repercutiram os dados de inflação nos Estados Unidos – o índice de preços ao consumidor subiu 0,5% em janeiro, acima das expectativas – e reagiram às falas do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, contra o aumento da meta da inflação. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,91%, aos 107.848 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, a declaração do presidente da distrital do Fed de Dallas, Lorie Logan, de que o BC norte-americano precisará continuar a elevar gradualmente a taxa básica de juros para conter a inflação acabou influenciado nas negociações do Ibovespa.
Ainda no cenário internacional, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve um crescimento de 0,1% no último trimestre de 2022, levando a região a crescer 1,9% durante todo o ano passado, em meio a guerra entre Rússia e Ucrânia.
No cenário doméstico, seguiram as especulações de que a equipe econômica do Conselho Monetário Nacional (CMN) – órgão responsável por definir os objetivos oficiais de inflação – estaria estudando antecipar uma revisão das metas de inflação do país e possivelmente elevar o alvo a ser buscado pelo BC, com aval do seu presidente.
O dirigente Roberto Campos Neto, no entanto, foi enfático ao dizer, em entrevista, que não concorda com uma flexibilização da meta da inflação neste momento, o que agradou o mercado financeiro. Ele pontua que, se o Brasil elevasse sua meta de inflação, a medida poderia ter um efeito contrário, além de elevar a percepção de riscos para investidores.
O CMN tem sua primeira reunião do ano e dentro do novo governo prevista para esta quinta-feira (16).
Nas negociações do dia, o dólar avançou 0,42% frente ao real, cotado a R$ 5,19.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações de crescimento, alavancadas e exportas ao cenário interno, foram destaque entre as baixas do Ibovespa. Os papéis ordinários da Méliuz (CASH3) perderam 7,45%, as da CVC (CVCB3), 6,72%, e as da Yduqs (YDUQ3), 6,41%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam com baixas de, respectivamente, 0,46% e 0,03%. O Nasdaq, contudo, fechou em alta de 0,57%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências