ICL arrecada mais de R$ 168 mil em campanha para doação de cobertores à população em situação de rua de SP

“O sucesso desta arrecadação comprova a solidariedade do povo brasileiro e a força da nossa comunidade”, diz Eduardo Moreira.
18 de maio de 2022

A campanha de arrecadação para doação de cobertores e agasalhos lançada na manhã de ontem (17) pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), durante uma transmissão com o padre Júlio Lancelotti e o músico João Gordo, arrecadou mais de R$ 168 mil em menos de 24 horas.

Os recursos serão integralmente usados para a compra de cobertores e agasalhos para as populações em situação de rua na capital paulista, que estão vulneráveis ao frio recorde que marcará os próximos dias várias regiões do país.

A Prefeitura de São Paulo anunciou na segunda-feira (16) centenas de vagas emergenciais para acolhimento dessas populações, mas o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, questionou a burocracia. “Encaminhei várias pessoas, sem roupa e com frio, para os abrigos emergenciais e não aceitaram porque não tinham papel, não havia o carimbo oficial, precisava de relatório. Isso não pode. Número não morre de frio. Gente morre de frio”, afirmou o padre.

Também engajado no acolhimento da população em situação de rua está o músico da banda Ratos de Porão João Gordo. Em paralelo, ele tem um projeto de doação de marmitas veganas para essas pessoas desde 2021.

“Já entregamos muitas marmitas durante toda a pandemia. Agora, é muito difícil ficar indiferente ao inverno em São Paulo. Precisamos, realmente, de agasalho, cobertores, bebidas quentes. Estamos na batalha. O que o governo não faz, a gente pega”, afirma João Gordo.

Sucesso da campanha de doação de cobertores mostra solidariedade e força da comunidade

Na avaliação do economista e fundador do ICL, Eduardo Moreira, o que transforma o mundo é a “mudança estrutural” e não a filantropia, por ser passageira. “Mas, com o frio chegando, a situação é de emergência. Os moradores de rua precisam de doação de cobertores, ser atendidos rapidamente enquanto lutamos pela mudança estrutural”, disse Moreira durante o ICL Notícias desta terça.

O padre Júlio Lancellotti ressaltou que a mudança estrutural tem de começar internamente nas pessoas para, então, cada uma delas partir para mudanças maiores.

Para contornar a situação de emergência, o ICL vai repor os 6% de comissão cobrados pelo site onde está sendo feita a vaquinha.

“O sucesso desta arrecadação comprova a solidariedade do povo brasileiro e a força da nossa comunidade”, diz Eduardo Moreira. “Mas dinheiro não cobre ninguém. Quem vai distribuir isso? A gente precisa fazer mais. Convoco as pessoas a irem a um dos pontos de encontro hoje às 18h30. Não é turismo da tragédia. É servir”, concluiu o fundador do ICL.

A distribuição acontecerá na área da cracolândia, na rua dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, São Paulo capital.

No ICL Notícias desta quarta, foi exibido um vídeo de Vivi Torrico, companheira de João Gordo, levando agasalho e alimento para a população em situação de rua na noite passada. Assista aqui.

Redação ICL Economia

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.