Grupos “alimentos e bebidas” e “habitação” foram os principais pontos de descompressão inflacionária para praticamente todos os estratos de renda.
Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,45%, acima dos 4,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2023, a taxa foi de -0,07%.
Medidas envolvem, por exemplo, aporte de recursos na estatal Emgea (Empresa Gestora de Ativos) e redução do compulsório da caderneta de poupança.
Região enfrenta, historicamente, problemas para atingir as metas do programa. Entre as razões por detrás disso são a dificuldade de acesso ao crédito, uma vez que muitos trabalhadores estão na informalidade e, portanto, não conseguem comprovar renda.
Dados são da Abrainc e da Fipe e mostram que número de unidades comercializadas pelo programa habitacional do governo cresceu 36,5%, percentual acima da média de imóveis novos vendidos no Brasil, que ficou em 29,2%.
Iniciativa prevê a destinação entre 300 e 500 imóveis abandonados ou inutilizados da União para interesses sociais, como moradias populares, escolas e unidades de pronto atendimento.
Modalidade foi aprovada pelo Congresso em 2022, mas ainda depende de aval do Conselho Curador do FGTS para ser colocada em prática. Primeira reunião do ano do colegiado acontece em março.
A participação do programa habitacional do governo Lula nas vendas totais do setor tende a crescer significativamente a partir do quarto trimestre de 2023 e do primeiro trimestre de 2024, segundo o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci.
A maior variação (0,82%) e o maior impacto (0,17 p.p.) vieram de Alimentação e bebidas.
No período, foram liberados R$ 51,3 bilhões em financiamentos, ante os R$ 48,3 bilhões registrados na mesma base de comparação do ano passado. Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, diz que banco vive seu "melhor momento".