Economistas apresentadores do ICL Mercado e Investimentos apontam os problemas que a companhia pode ter com a indicação de Magda Chambriard ao cargo.
Magda Chambriard, ex-servidora de carreira da estatal, foi indicada para o cargo após a demissão de Jean Paul Prates.
Prates disse que a saída dele da presidência da estatal foi uma "decisão do presidente". Mas saiu atirando em Rui Costa e Alexandre Silveira, dois desafetos. Demissão ocorre um dia após a estatal divulgar queda de 37,9% no lucro do 1º trimestre.
O economista e comentarista do ICL abordou o imbróglio recente envolvendo a petroleira no programa Em Detalhes da última sexta-feira (12).
Em conversa com Lula, ministro de Minas e Energia teria sugerido a Lula quatro pontos para manter Jean Paul Prates à frente da companhia. Entre eles, deixar de "sabotar" o projeto Combustível do Futuro, de autoria de Silveira.
Sob processo de fritura, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, pode deixar o comando da companhia devido a divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Sob processo de fritura, o CEO da estatal teria pedido uma conversa definitiva com o presidente Lula, pois estaria muito incomodado com a sequência de desentendimentos com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A reunião deve ocorrer na segunda-feira (8).
A administração atual da estatal de petróleo tem recebido muitas críticas dentro do governo.
Empresa deixou a lista mundial dos 20 maiores pagadores de dividendos em 2023, mas sindicato dos petroleiros defende que, comparativamente a outras empresas do setor, a Petrobras segue com retornos elevados.
Mudança no conselho da companhia visa a mudar correlação de forças para o time do governo na empresa, permitindo que o CEO da Petrobras tenha voto de desempate em questões polêmicas.