O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (29) em alta, após ter oscilado para o campo negativo durante a tarde. Os investidores seguem à espera da divulgação do novo arcabouço fiscal brasileiro, que deve sair nesta semana. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,60%, aos 101.792 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o clima nos mercados internacionais é de alívio, após a fase mais grave do setor bancário. No Brasil, o mercado segue acompanhando os desdobramentos da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que agradou os agentes pelo tom em relação aos efeitos das medidas do governo sobre as expectativas de inflação.
Segundo o BC, o arcabouço fiscal pode levar a um processo “mais benigno” de combate à inflação porque ajudaria a melhorar a situação de três fatores: as expectativas de alta dos preços; as incertezas sobre a economia; e o “prêmio de risco” dos ativos, ou seja, a percepção de segurança do investidor estrangeiro sobre investir no Brasil (materializada em indicadores como a taxa de juros e o câmbio).
O arcabouço, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) deve ser apresentado nesta semana. Entre os indicadores do dia, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou uma queda de 31,6% na geração de vagas do país em fevereiro em comparação a igual período do ano passado. No total, foram 241,8 mil empregos com carteira assinada no mês.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar recuou 0,57%, cotado a R$ 5,13.
Os destaques do dia Ibovespa
Entre as ações que compõe o benchmark com maiores altas do Ibovespa, ficaram as ordinárias da CSN (CSNA3), com mais 2,08%, as da Suzano (SUZB3), com mais 1,87%, e as da São Martinho (SMTO3), com mais 4,07%. As ordinárias da Vale (VALE3) ganharam 1,44%. O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, por exemplo, avançou 1,54%, a US$ 129,26 a tonelada.
Entre as maiores quedas do Ibovespa ficaram as ações ordinárias da Via (VIIA3), com menos 4,12%, as da Cogna (COGN3), com menos 2,76%, e as da EzTec (EZTC3), com menos 2,32%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 1%, 1,42% e 1,79%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências