O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (1º) em queda, na medida em que investidores repercutiam o novo aumento da taxa de juros nos Estados e seguiam à espera da decisão do Banco Central brasileiro sobre a Taxa Selic. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 1,20%, a 112.073 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o movimento de hoje foi puxado principalmente pelas blue chips (ações de maior liquidez da bolsa). Além da queda dos papéis do setor financeiro, segmento de maior participação no Ibovespa, as ações da Petrobras e da Vale também tiveram perdas.
O principal destaque de hoje ficou com as decisões de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e do Banco Central do Brasil. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve anunciou uma elevação de 0,25 ponto percentual em suas taxas básicas, elevando-as para entre 4,5% e 4,75%.
No mercado doméstico, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou hoje por manter a Taxa Selic em 13,75%, em decisão esperada por ampla maioria dos agentes financeiros. No documento, o Comitê ressaltou que a decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva.
Os dirigentes reforçaram que vão se manter vigilantes em virtude da conjuntura particularmente “incerta no âmbito fiscal” e do distanciamento das expectativas de inflação da meta em horizontes mais longos.
Nas negociações do dia, o dólar fechou em queda de 0,32%, cotado R$ 5,060 na compra e a R$ 5,061 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4), com peso importante na Bolsa, caíram, respectivamente, 1,93% e 1,38%, puxando o Ibovespa para baixo.
Além disso, a prévia operacional da Vale (VALE3), outra empresa com muito peso no índice brasileiro, derrubou as ações da mineradora, que fecharam com baixa de 1,11%.
O Ibovespa sofreu ainda com o impacto da queda das ações ordinárias da Ambev, que recuaram 3,5% após uma acusação de rombo tributário.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,02%, 1,05% e 2%.
Redação ICL Economia com informações das Agências