O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (24) em queda, puxado pelas perdas da Vale, que sente os impactos da desvalorização do minério de ferro no mercado internacional. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,40%, aos 103.946 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores seguem monitorando o início da tramitação do novo arcabouço fiscal no Congresso Nacional, além dos juros dos Estados Unidos, com divulgação de novos dados econômicos do país nesta semana.
O texto final do acabou fiscal foi entregue pelo governo federal ao Congresso Nacional na última terça-feira (18). O mercado aguarda agora a recepção das medidas e possíveis ajustes por parte dos deputados e senadores.
Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o texto da nova regra fiscal está na “direção certa”. Para ele, se aprovado no Congresso, o arcabouço fiscal tem critérios realistas de manejo das contas públicas, e elimina o “risco de cauda” de explosão da dívida pública.
Apesar das declarações públicas de Roberto Campos Neto sobre o arcabouço fiscal, ele ainda sinaliza que pode não haver uma queda dos juros no curto prazo. Já o presidente Lula, em Portugal, voltou a criticar o patamar atual da taxa básica de juros da economia brasileira.
No boletim Focus, os economistas do mercado financeiro elevaram novamente a estimativa de inflação deste ano, de 6,01% para 6,04%. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro ficou estável em 4,18% na semana passada.
Para o crescimento Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, a expectativa do mercado financeiro subiu de 0,90% para 0,96% na última semana. Já para 2024, a previsão de crescimento subiu de 1,40% para 1,41%.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar comercial fechou em queda de 0,5%, cotado a R$ 5,040 na compra e R$ 5,041 na venda.
Os destaques do Ibovespa do dia
As ações da Vale, empresa com maior peso sobre o índice, estiveram entre as maiores perdas da sessão do Ibovespa, com queda de mais de 4%. Já os papéis da Petrobras, por sua vez, subiram cerca de 2% (preferenciais, com direito a voto), na esteira da valorização do petróleo no exterior.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,2%, aos 33.875 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,09%, aos 4.137 pontos; e a Nasdaq recuou 0,29%, para 12.037 pontos.
Redação ICL Economia com informações das Agências