O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (23) em forte queda com investidores acompanhando os novos episódios de tensão entre governo federal e Banco Central e repercutindo a decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 2,29%, aos 97.926 pontos. Essa foi a primeira vez desde julho de 2022 que o Ibovespa encerrou o pregão abaixo dos 100 mil pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os juros nos Estados Unidos e no Brasil vieram dentro das expectativas, mas, mesmo assim, o Ibovespa reagiu com queda. O Federal Reserve (Banco Central dos EUA) elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para uma faixa de 4,75% a 5%.
O Fed citou em seu relatório a turbulência que atingiu o sistema bancário norte-americano, com a quebra dos bancos médios Silicon Valley Bank e Signature Bank, além da crise enfrentada pelo First Republic Bank, que recebeu socorro bilionário de outros 11 bancos. Sobre a inflação, o Fed destacou que os preços seguem elevados, com emprego em alta e em ritmo robusto. Após a alta, o Federal Reserve sinalizou ainda que pode seguir com alta dos juros nas próximas reuniões.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. Em nota, o Comitê afirmou que, embora a reoneração dos combustíveis tenha reduzido a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo, ainda permanecem alguns fatores de risco como a maior persistência das pressões inflacionárias globais, a incerteza sobre o arcabouço fiscal e seus impactos sobre as expectativas para a trajetória da dívida pública.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad reagiu a decisão do colegiado e disse ter ficado bastante preocupante com a taxa anunciada pelo Copom. Nesta tarde, o presidente Lula também disse que não há explicação para que a taxa básica de juros esteja em 13,75% ao ano no Brasil.
Nas negociações do dia, o dólar avançou 1% frente ao real , cotado a R$ 5,29 na compra e na venda
Destaques do dia do Ibovespa
O impacto dos juros pode ser observado na maior queda do Ibovespa, a varejista Magazine Luiza (MGLU3) recuou 13,37%. As ações da Gol (GOLL4) também despencaram 10.07%, seguida da BRF SA (BRFS3) com queda de 9.6%. Na outra ponta os papéis da Embraer (EMBR3) subiram 1,78%, da Minerva (BEEF3) 1,32% e do Pão de Açúcar (PCAR3) 1,04%.
Redação ICL Notícias com informaçoes das Agências