O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (8) em alta com investidores na expectativa pela divulgação do novo arcabouço fiscal do país, previsto para este mês. No exterior, as atenções continuam voltadas para o cenário de juros nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira avançou de 2,22%, aos 106.540 pontos
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores estão mesmo de olho nos debates sobre o novo arcabouço fiscal do país. A expectativa é que uma regra fiscal crível possa abrir espaço para que o Banco Central comece o processo de corte dos juros. Os debates sobre a reforma tributária também seguem no radar.
Outro destaque do Ibovespa de hoje ficou por conta das ações do setor de educação, com Yduqs avançando mais de 11% e figurando entre os maiores ganhos do indicador brasilerio. Nesse caso, os papéis refletiam a criação de um grupo de trabalho pelo Ministério da Educação para promover estudos técnicos relacionados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Já no exterior, os agentes financeiros continuam as falas mais duras de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, sobre a política monetária nos Estados Unidos. Powell tem sinalizado que os juros nos EUA devem seguir mais altos por mais tempo para controlar a inflação.
Nas negociações do dia, o dólar recuou 1,02% frente ao real, cotado a R$ 5,140 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as ações com mais alta percentual do Ibovespa, ficaram as ordinárias da Locaweb (LWSA3), que subiram 11,76%, as da Yduqs, com mais (YDUQ3) 12,17%, e as da Petz (PETZ3), que avançaram 9,19%. Nas altas por peso, destaque para bancos e commodities.
Mercado externo
Em Nova York, o Dow Jones caiu 0,18%, enquanto S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,14% e 0,40%.
Redação ICL Economia com informações das Agências