O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (19) em queda, em um dia marcado pela cautela de investidores, que aguardam as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central brasileiro. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,37% aos 117.845 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores estão aguardados pela ‘Super Quarta’ de amanhã, quando serão decididos os juros no Brasil e nos Estados Unidos. A expectativa é de que, no Brasil, o Copom diminua a taxa Selic para 12,75% ao ano, dando sequência ao ciclo de queda de 0,5 ponto percentual. Já nos Estados Unidos, o Fed deve manter a taxa no intervalo atual, entre 5,25% e 5,50%.
Na agenda doméstica, destaque para a divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do BC, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que registrou expansão de 0,44% em julho em relação ao mês anterior.
Na comparação com julho do ano passado, o indicador subiu 0,66%. Já no acumulado dos sete primeiros meses deste ano, o IBC-Br avançou 3,21% e, em doze meses até abril, apresentou crescimento de 3,12%.
Na agenda externa, os investidores seguem de olho na China, à espera de novas decisões de política monetária pelo banco central local, o Banco Popular da China. Por lá, é esperado que a autarquia promova uma redução nos juros, de forma a estimular a economia do gigante asiático.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,35% frente ao real, cotado a R$ 4,872 na compra e a R$ 4,873 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa, ficaram as ações ligadas ao mercado interno, bem como as aéreas. As ordinárias da Lojas Renner (LREN3) perderam 5,38%, as preferenciais da Gol (GOLL4), 4,48%, e as ordinárias da Totvs (TOTS3), 4,91%. As preferenciais da Azul (AZUL4) recuaram 2,94%.
Mercado externo
Em Nova York, os principais índices também recuaram hoje. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq tiveram baixas de, respectivamente, 0,31%, 0,21% e 0,23%.
Redação ICL Economia com informações das Agências